Enduro do Atari seria o 1º simulador?

Antes de mais nada vamos voltar um pouquinho no tempo: o ano é de 1983, nossa querida apresentadora Xuxa faz sua estreia na TV Manchete, a empresa Compaq lança seu primeiro microcomputador, nesse mesmo ano tivemos milhares de desempregados promovendo uma onda de saques ao comércio de São Paulo e………..nossa querida empresa, Activision, lança em 1 de fevereiro o saudoso ENDURO,

Primeiro dia de corrida no jogo Enduro.

primeiro, se não digo exageros, “simulador” de corrida para o Atari 2600. Mas porque “simulador”? Para quem já teve a oportunidade de jogá-lo sabe do que estou falando e para que nunca jogou eu digo isso: foi o primeiro jogo de corridas que simulava mudanças de tempo e clima. Mas como isso? Um jogo de 4kB num console que tem mais de 25 anos?

Mas é isso mesmo, ENDURO foi um jogo em que o objetivo era muito simples, passar no primeiro dia 200 carros e nos demais dias 300 carro para seguir adiante, porem nada é tão simples assim.

Como foi dito antes para dificultar as coisas havia mudanças de tempo e clima e durante o jogo, o jogador se deslumbrava com um pôr-do-sol magnifico para a época e logo em seguida noite, onde apenas as luzes traseiras dos adversários era visível. No dia seguinte o início da corrida acontecia normalmente, tempo claro. dia com uma pista longa e gramas pixeladas nas laterias, mas de novo para piorar a situação vinha um trecho de neve onde a tela ficava praticamente branca e o carro ficava mais difícil de guiar e automaticamente mais difícil de ultrapassar os adversários. Havia

A temida "Neblina", acreditem, era muito difícil isso!

também a temida “neblina” onde a tela ficava cinza e a visão ficava prejudicava e os adversários apenas apareciam a alguns centímetros do seu carro. Tudo isso fazia de Enduro um sucesso de vendas.

Pôr-do-Sol visto muitas vezes durante o jogo!

Nos primeiros dias de venda do Enduro nos EUA e Japão, o jogador que jogasse direto por 5 dias (naquela época isso era normal) aparecia um troféu na tela, quem tirasse uma foto desse troféu e enviasse para a Activision ganhava um patchdeclarando o jogador como um “Activision Roadbuster”, infelizmente não consegui nenhuma imagem do troféu. A jogabilidade do jogo é muito simples, apenas para a direita e para esquerda, os gráficos para a época era uma revolução, o som do jogo se caracteriza pela emulação de sons monofónicos ou sons iguais ao de PC Speaker, enfim para os dias atuais esse jogo pode ser considerados por muito como um jogo dos nossos avós, mas para quem passou por essa fase sabe o quão era legal jogar esse game por horas e horas. Aqui no Brasil, esse jogo chegou um pouco mais

Parte noturna do jogo, acreditem de novo, isso era incrível!

tarde mas fez o mesmo sucesso. Ainda existem cartuchos desse jogo para vender, principalmente no Mercado Livre, inclusive a um tempo atrás uma das versões “Activision Roadbuster” foi leiloada no eBay por cerca de 900 reais ou 449 dolares. Para matar a saudade de quem jogou ou para matar a curiosidade de nunca viu, logo abaixo 6 minutos desse jogo que marcou a infância de muitos jogadores de Forza, Gran Turismo e tantos outros jogos de corridas da atual geração

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, SAO BERNARDO DO CAMPO, Homem, de 26 a 35 anos

 
Visitante número: